Beleza Espelho Estilo de Vida

Saiba distinguir hoje seu tipo de pele

Tempo de leitura: 6 minutos

Muitas mulheres se preocupam com o tipo de pele que elas possuem no rosto, pois dependendo do tipo, a maquiagem que elas usarem deverão ter as indicações apropriadas ao seu tipo de pele.

Além disso, dependendo do seu tipo de pele, a maquiagem deve ser específica com a sua pele, qualquer tipo de tratamento feito deve ser de acordo com a pele que você tem.

Se por um acaso uma mulher tem a pele do tipo oleosa, deverá usar produtos cosméticos, com efeito, antioleosidade com uma maior durabilidade de tempo, mas como saber o tipo da minha pele? É a pergunta de muitas mulheres. Dessa forma, nesse artigo, você saberá o tipo de pele que você possui com simples detalhes.

Quer saber mais sobre os tipos de peles que existem? Então leia esse artigo até o final.

Como consigo saber o tipo da minha pele?

Chegou o momento de tirar a prova real sobre que tipo de pele você tem, então para isso, você vai fazer o seguinte, vai passar um papel absorvente no rosto limpo, de preferência, mas faça isso assim que acordar, para poder observar melhor.

Nesse momento, observe bem o papel, se possível em local claro e preste bem atenção nas seguintes características:

  • Lenço limpo em pele suave – Você possui a pele normal
  • Lenço sujo – São características de pele oleosa
  • Lenço limpo e pele repuxando – é sinal de que sua pele é seca
  • Sua pele se apresenta com pouca sujeira – Seu tipo de pele é mista
  • Ao passar o lenço sua pela se mostrará avermelhada e com leve coceira – significa que sua pele é sensível

Entendeu direitinho? Acho que não é algo difícil né? Então tenta saber qual o tipo de pele você possui e já começa hoje a pesquisar qual o melhor tipo de cuidado com ela.

Não pense em tratar da sua pele por conta própria, antes procure um dermatologista, pois o médico saberá lhe indicar o melhor tratamento, que não agrida sua pele.

Entenda agora a característica de cada tipo de pele

Vamos entender agora a característica de cada pele, assim você poderá identificar melhor sobre sua pele e começar a utilizar o melhor tratamento:

Pele normal

Uma pele normal possui equilíbrio entre o sebo e a umidade e geralmente, essa pele não é nem muito seca e nem muito oleosa. Em suma, o tipo de pele normal apresenta poros finos e uma textura mais aveludada, macia e lisa.

A parte que costuma ser mais oleosa é a zona T, que é a testa, queixo e nariz, porém não é nada em demasia. No entanto, a pele normal necessita de cuidados, pois ela é passível de melasmas, porém é uma pele com níveis toleráveis.

Cuidar do tipo de pele normal é simples, basta higienizar, tonificar e hidratá-la, aplicando antioxidantes e antiglicantes.

Pele mista

Nesse tipo de pele, a oleosidade se concentra mais na zona T ou nas bochechas, porém no restante do rosto o aspecto é mais seco.

Cuide da mista com atenção, sem exagerar na hidratação, para isso, invista em produtos com textura sérum, pois serve para todos os tipos de pele com ativos eficazes que mantém o equilíbrio da pele.

Pele seca

Por não conseguir reter água o suficiente, a pele se torna seca, tendo uma baixa produção de sebo, que são os lipídeos e, além disso, é uma pele com características mais rígidas e ásperas dando a sensação de opacidade.

A pele com característica extremamente seca exige mais atenção nos cuidados diários, e, além disso, esse tipo de pele tende a ser mais sensível.

Os cuidados devem ser a partir de uma lavagem com sabonete apropriado, prém leve, logo após, uma limpeza com água micelar, hidratante com creme mais pesado com filtro solar

Pele oleosa

A pele oleosa produz lipídios em demasia, por isso esse tipo de pele bilha muito e, além disso, os poros são mais abertos e mais visíveis com quantidade excessiva de gordura, e em consequência disso, existem mais cravos e espinhas.

Esse tipo de pele é a mais comum no Brasil por fatores como poluição dos centros urbanos, genética e alimentação rica em carboidratos.

Os cuidados com esse tipo de pele devem ser lavando o rosto no máximo três vezes ao dia com sabonete líquido. Após a lavagem aplicar água micelar ou emulsão de limpeza se for retirar a maquiagem, e um hidratante próprio.

Pele sensível

Em relação a esse tipo de pele, vale a pena ressalta que não está condicionada à água e sebo do rosto, porém a fatores externos como exposição ao sol ou baixas temperaturas.

Nesse tipo de pele pode-se observar um tom de pele mais levemente avermelhada. Os cuidados diários devem ser lavando o rosto com sabonete líquido próprio, água micelar para retirar a maquiagem e um bom hidrante com filtro solar.

Conclusão

Não importa o seu tipo de pele, porém se atente aos cuidados diários como limpeza e hidratação para manter sua pele sempre bem cuidada. Se for remover a maquiagem, utilize a água micelar e um hidratante com filtro solar.

Se você gostou desse artigo, deixe um comentário abaixo! Um grande abraço.

Compartilhe!