Autocuidados Espelho

Saiba como o estresse pode aumentar a acne do corpo

Tempo de leitura: 6 minutos

Estamos vivendo em uma época um tanto turbulenta, por causa da pandemia causada pelo Covid19, nesse sentido muitas mulheres estão sendo acometidas de indesejáveis acnes no rosto e corpo, tudo por causa do estresse.

Muitas mulheres se veem estressadas por causa dessa rotina meio conturbada e por causa disso acabam surgindo acnes no seu corpo, mas muitas nem sabem como tratar esses sintomas.

O estresse pode sim, aumentar a acne, mas não precisa se desesperar, pois, dá-se um jeito para tudo. Muitos fatores podem contribuir para o surgimento da acne, mas uma coisa é certa, o estresse pode ser uma dessas causas, sem dúvida.

Quer saber como o estresse contribui para o surgimento da acne? Então leia esse artigo até o fim.

O que é a acne?

Vamos entender primeiro o que é a acne e como ela pode surgir no corpo das pessoas, para depois entrarmos com uma possível solução para este incômodo que aparece no rosto e no corpo das mulheres.

Quando os folículos capilares são obstruídos por óleo e células mortas da pele formam lesões que são chamadas de acnes. A acne é uma lesão na pele muito comum tanto em adolescentes quanto adultos, principalmente em mulheres.

Muitas vezes a acne é um fator do comprometimento estético das pessoas e muitas vezes afeta até mesmo psicológico delas, e, podem se sentir inseguras e tímidas diante desse problema.

Estudos já comprovam que uma das razões do surgimento da acne pode ser o estresse, principalmente por causa de dias turbulentos em que as pessoas estão vivendo. A acne aparece com mais frequência na face das pessoas, porém nas costas, ombros e peito também podem nascer.

Como surge o estresse nas pessoas?

Agora você já tem uma noção do que seja a acne, porém vou te explicar sobre o estresse e como ele pode atuar no seu emocional causando a acne no rosto e corpo.


Quando o corpo se acha numa situação de ameaça, surge o estresse. Ou seja, o corpo se acha no estado de alerta, onde se protege em momentos de risco. Dessa forma, quando o organismo da pessoa se sente ameaçado ocorrem algumas mudanças.

O que ocorre é o seguinte: O aumento da produção de adrenalina e cortisol estimula o corpo diante do perigo, porém com a vulgarização do termo, o cansaço e a exaustão tomou esse nome.

Dessa forma, quando existem acúmulos de pequenos problemas que se repetem muitas vezes, como os que acontecem no dia a dia como, por exemplo, muito trabalho correria, etc., onde aumentam os batimentos cardíacos e picos de pressão, causa o estresse.

O estresse pode causar a acne!

Deve-se tomar muito cuidado com estresse, pois ele pode se a causa do aumento de sua acne! Pesquisas feitas mostram que o agravamento da acne acontece durante períodos de estresse.

Nesse período, o corpo tende a produzir os hormônios andrógenos em maior quantidade, que estimulam a produção excessiva de sebo e podem provocar as chamadas espinhas! Muitas pessoas, principalmente as mulheres, se perguntam: Mas o que fazer diante desse problema? Calma, é preciso manter a calma e controlar os níveis de estresse.

Dessa forma, estarei te dando algumas dicas para controlar a acne por estresse.

1-Controle o seu nível de estresse

Se você aliviar os efeitos estressantes na pele vai contribuir muito no controle da acne, então nesse caso, indico que você faça um curso, yoga, ou meditação, pois poderá ajudar a limpar sua mente, deixando-a tranquila.

2-Faça exercícios físicos

Você poderá também fazer exercícios físicos, pois eles são ótimos para aliviar o estresse e dessa forma irá contribuir no controle da acne. Dessa forma, o cansaço mental e a incapacidade de relaxar podem estar causando as acnes.

Praticar exercícios regularmente vai ajudar muito no combate do estresse e, além disso, vai contribuir para melhorar sua autoestima, pois vai te dar uma sensação de bem-estar.

Nesse sentido, te indico a fazer os exercícios físicos de três a quatro vezes na semana, pois com isso, vai haver a liberação de alguns hormônios produzidos pela glândula adrenal, que age quando ocorre o estresse emocional.

3-Faça um passeio relaxante!

Se você tem se sentida estressada e por conta disse seu corpo tem produzido a acne, então está na hora de fazer um passeio bem relaxante, de preferência com o contato com a natureza.
Visite um local tranquilo, com cachoeiras, pois o barulho da água da cachoeira tende a relaxar e ainda por cima traz muita calma e muita paz de espírito, ouvir o canto dos pássaros em meio à natureza.

Conclusão

Por causa do estresse emocional, muitas mulheres tendem a produzir mais adrenalina e cortisol, aumentando o aparecimento da acne no rosto e corpo.
Nesse sentido, existem algumas formas de aliviar os níveis de estresse no corpo, que ajudarão a diminuir essas lesões que tanto incomodam as mulheres.


Espero que esse artigo tenha sido de grande utilidade para você. Se você gostou desse artigo, deixe um comentário abaixo! Um grande abraço.

Compartilhe!