Beleza Cuidados com a Pele

Conheça hoje os cuidados e tratamentos para pele negra

Tempo de leitura: 5 minutos

Embora muitos dizerem que a pele negra não necessita de cuidados e proteção, não é correto, pois por causa do excesso de oleosidade, e ainda ter problemas como manchas e foliculite, os cuidados são essenciais.

Nesse sentido, os cuidados e tratamentos para pele negra são essenciais, pois devido à hiperpigmentação, as manchas são mais incidentes, podendo até causar o melasma.

Apesar de muitas pessoas não darem importância aos cuidados com pele negra, por acharem mais resistente, não é bem assim, ela precisa de cuidados e tratamentos tanto quanto qualquer tipo de pele.

Quer saber mais sobre os cuidados e tratamentos para pele negra? Então leia esse artigo até o fim.

Por que a pele negra necessita de cuidados?

Os cuidados e tratamentos para pele negra são indispensáveis devido a maior produção de sebo pelas glândulas sebáceas. Dessa forma, surgem mais acnes na pele negra em comparação com as peles brancas.

Os especialistas do ramo indicam tratamentos externos à base de ativos como ácido salicílico, gluconolactona, ácido glicólico e lasers, para ajudar a melhorar a oleosidade da pele negra.

Além desses tratamentos, eles também indicam o uso de sabonetes próprios, loções que tiram a umidade da pele e ainda filtro solar em sérum e, além disso, equilibrar muito bem o que come.

É mito que a pele negra não necessita de filtro solar?

É mito sim, pois assim como a pele branca necessita de cuidados, os cuidados e tratamentos para a pele negra são essenciais. Mesmo que a pele negra produza a melanina em maior quantidade, ela precisa de proteção.

Os dermatologistas afirmam que a foto proteção natural de pessoas de cor negra é de 13.4, o que causa manchas com grau de facilidade maior. Nesse sentido, a melanina escurece as regiões da pele que sofrem algum tipo de agressão.

Dessa forma, problemas na pele como acnes e queimaduras podem escurecer a pele. Nesse sentido, aplicar o filtro solar de 4 a 5 vezes no dia com intervalos de 3 horas pode ser o mais indicado nessa prevenção.

A pele negra produz mais colágeno?

Sim, a pele negra produz mais colágeno, por esse motivo uma mulher de pele negra demora mais tempo para que os sinais da idade apareçam, pois por causa da maior produção de colágeno e elastina, a pele envelhece mais lentamente.

O colágeno e elastina dão a pele maior firmeza e elasticidade e, com menos tendências às marcas provocadas pelos movimentos da face, a pele negra é mais resistente ao tempo.

Porém isso não quer dizer que os cuidados e tratamentos para pele negra não são necessários, muito pelo contrário, inclusive os dermatologistas indicam  tratamentos com os antioxidantes, como a Vitamina C, que ajuda a combater ação dos radicais livres no colágeno.

Doenças mais comuns nas peles negras

Algumas doenças aparecem com maior facilidade nas peles negras e dentre elas destacamos algumas como:

  • Foliculite: Pelo ser mais encaracolado, tende a encravar na epiderme causando a foliculite.
  • Dermatite atópica: Esse tipo de dermatite acomete geralmente as crianças, que apresentam riscos bem maiores do que em crianças de pele branca.
  • Hiperpigmentação perioral: Em mulheres de cor negra é mais fácil observar essa doença e sua característica é pela pigmentação na pele próximo aos ângulos dos lábios.
  • Melanose da área malar: Geralmente aparece em pessoas com ais de 50 anos, pode ser em ambos os sexos, porém nas mulheres jovens relaciona-se a utopia. São manchas pigmentadas, mais escuras que o normal, de distribuição simétrica.

Como você vê, os cuidados e tratamentos para pele negra são necessários e não importa se a pele possui mais melanina ou se produz mais colágeno.

O que importa é que você deve visitar o dermatologista sempre que for necessário mantendo sempre a pele sempre bem cuidada.

Melhores formas de cuidados com rosto em mulheres negras

Quando o assunto é sobre cuidados e tratamentos para pele negra não se pode relaxar, então vamos ao que interessa para deixar a pele do rosto com mais saúde e vitalidade.

Nesse sentido, você que é mulher e gosta de cuidados e tratamentos para pele negra, tenha em mente que para ter uma pele saudável é necessário:

  • Usar protetor solar com toque seco;
  • Aplicar esfoliante na pele durante o banho para melhorar a textura ressecada;
  • Usar sabonete em gel para ajudar a controlar a oleosidade do rosto;
  • Usar um creme anti-idade que pode ser para as mulheres a partir dos 40 anos de idade;

Conclusão

Por produzir muita melanina a pele negra também necessita de cuidados e tratamentos, pois a pele negra também sofre as agressões diárias externas do sol.

Nesse sentido, vale a pena caprichar nos cuidados e tratamentos para pele negra evitando o seu envelhecimento além de manchas escuras, olheiras e oleosidade excessiva.

Consulte um dermatologista para ele indicar os melhores produtos que ajudarão você a cuidar melhor da sua pele. Espero que tenha gostado do conteúdo! Se você gostou desse artigo, deixe um comentário abaixo! Um grande abraço.

Compartilhe!