Beleza Cosméticos

Entenda hoje tudo sobre corretivo!

Tempo de leitura: 6 minutos

Mulheres exigentes não abrem mão de usar o corretivo na maquiagem, pois é um item muito importante e ainda por cima seu uso esconde as imperfeições da pele.

Além de fazer uma excelente parceria com a base, o uso do corretivo também pode ser utilizado para fazer o contorno da make, iluminando os pontos mais altos do rosto.

Junto com a base, o corretivo tem também a função de esconder as olheiras, as marcas de acnes e manchas que geralmente aparecem no rosto.

Quer saber mais sobre o uso do corretivo? Então leia esse artigo até o final e fique por dentro de tudo!

Qual é a função do corretivo?

A função do corretivo é essencial para uniformizar a pele e, além disso, para conseguir uma maquiagem perfeita. Ele tem o poder de disfarçar as olheiras, manchas, acnes e cicatrizes, por isso esse item não pode deixar de ser usado.

Nesse sentido, o uso do corretivo suaviza e dá claridade na pele, sendo muito utilizado na área dos olhos, pois atuam no desempenho da microcirculação, diminuindo a aparência das olheiras, deixando a pele com uma aparência mais natural. Nesse sentido, para atender aos diversos tipos de peles, o corretivo é fabricado em várias versões.

Categorias de corretivos

Cremoso

O corretivo cremoso é utilizado em áreas como em torno dos olhos, pois suaviza os microvazos que existem nas laterais do nariz e ainda por cima suaviza as linhas de expressão, região sem pigmentação e também as sardas.

O uso do corretivo previne muito bem aquelas rachaduras que possam aparecer ao fazer a maquiagem, que são principalmente nas dobrinhas das pálpebras e rugas.

Dessa forma, aplicando o corretivo nas pálpebras e espalhando com os dedos, irá disfarçar aquelas olheiras que tanto incomodam as mulheres.

Atente-se para a cor das olheiras, pois se for as do tom avermelhado, deve-se aplicar o tom bege-acinzentado, que corresponde a um tom mais claro que sua pele.

Se as olheiras forem mais escuras, experimente um bege amarelado, porém se for mais para o tom esverdeado, aplique na pele um corretivo bege-avermelhado.

Após fazer as aplicações correspondentes ao tom das olheiras, aplique o corretivo que você costuma utilizar, de acordo com o tom da sua pele, para uniformizar a maquiagem.

Líquido

Esse tipo de corretivo atende muito bem as pessoas que possuem problemas com a pele do tipo: vitiligo e lúpus, e ainda por cima, o corretivo líquido ameniza as sardas, cicatrizes.

Nesse caso, o ideal é pingar gotas do corretivo em uma esponja macia e aplicar no rosto ou corpo com leves batidinhas.
Para as manchas brancas, o ideal é utilizar o corretivo mais escuro em versão mais densa, e nas marcas maiores, use no tom da sua pele.

Se você possui cicatrizes mais profundas, o ideal é utilizar uma camada mais generosa em um tom mais claro. Para as sardas, os tons mais claros e diluídos são os ideais.

Atente-se para ampliar a área de cobertura do corretivo até dois centímetros, se for utilizar nos dois casos acima. Após isso, esfumace as bordas com a ponta dos dedos evitando a evidência da região.

Seco

Os corretivos secos em forma de bastão ou em lápis são os mais ideais para peles com acne e, além disso, os com opções de ação secadora, são os que evitam a formação sebácea.

Se sua pele possui acnes, aplique o produto sem exagero com um tom acima da pele para dar um efeito de profundidade.

Com um pincel fino de cerdas naturais faça a aplicação sobre a área inflamada e em seguida, massageie levemente com a esponjinha macia, retirando todo o excesso, esfumando as bordas e retirando a luminosidade dos limites

Coloridos

Há quem diga que os corretivos coloridos são os mais poderosos e eficazes, porém seu uso é mais técnico e precisa seguir as instruções corretas para a mistura das cores.

Com isso, se consegue obter outra tonalidade para neutralizar a pigmentação da pele. O tom de corretivo verde serve para amenizar marcas avermelhadas, com acnes e manchas.

Já para olheiras arroxeadas, cicatrizes e hematomas, use o tom amarelo e para manchas amarelas, o ideal é o tom lilás.

O corretivo no tom da pele é sempre utilizado, porém sua finalização será com uma camada bege, isso se a cor ficar um pouco mais evidente.

Forma de aplicar o corretivo

Após aplicar o primer facial, uniformize a pele com a base e depois, aplique o corretivo mais claro nas olheiras. No tom da pele, aplique o corretivo nas espinhas e manchas.

Use um pincel específico ou mesmo com as pontas dos dedos dando algumas batidinhas suaves, espalhando o produto de maneira bem uniforme não se esquecendo da região das pálpebras, que possuem vasinhos que deixam a pele mais escura.

Para finalizar a aplicação do corretivo, aplique o pó de textura leve e ilumine a make com um corretivo mais claro na linha do nariz.

Conclusão

O uso do corretivo é muito importante na hora da maquiagem, pois além de cobrir manchas e imperfeições, também tem a função de dar aquela iluminada no rosto. Para melhor utilizar o corretivo, atente-se para o tipo que melhor atenda ao seu tipo de pele.

Espero que tenha gostado do artigo! Se você gostou, deixe um comentário abaixo! Um grande abraço.

Compartilhe!