Autocuidados

Saiba agora os cuidados que você deve ter com os pés rachados e ressecados!

Tempo de leitura: 6 minutos

Não existe coisa mais incômoda do que ter pés rachados e ressecados não é mesmo? Dá aquele desconforto no momento de calçar aquela sandália aberta, parece que todo mundo sabe o estado do se pé!

Muitas mulheres tem esse probleminha com os pés e não sabem de que forma contornar a situação que só cresce! Algumas chegam a pensar que nem tem tratamento adequado para resolver os problemas com os pés.

Pés rachados e ressecados podem ser tratados segundo os profissionais da área e ainda por cima podem ficar como pés de bebês!

Quer saber como tratar dos pés rachados e ressecados? Então leia esse artigo até o final!

Por que os pés ficam rachados e ressecados?

Os dermatologistas explicam que assim como as mãos são lisas e sem pelos, precisa de lubrificação natural, motivo pelo qual é necessário estar lubrificando as mãos com cremes, para torná-las mais macias e sedosas.

Os pés se encontram na mesma situação necessitando de lubrificação, porém em alguns casos os pés rachados e ressecados são por questões puramente genéticas.

Os profissionais alertam que algumas doenças no organismo podem ressecar mais os pés, além disso, o hábito de andar descalço, usar sandálias do tipo rasteirinhas, deixam os pés mais grossos e mais ressecados.

A obesidade e problemas vasculares, além de micoses, faltam de hidratação e hipotireoidismo também pode ser o motivo dos pés rachados e ressecados. Eles ainda falam que os pés racham pelo atrito constante no chão e ainda o excesso de peso.

Doenças do tipo diabetes e insuficiência venosa, que são as varizes também causam aquelas rachaduras nos pés. Nesse sentido, vale lembrar que mesmo diante desta situação dá para combater o ressecamento e rachaduras os pés.

Vamos então dar algumas dicas para melhorar esses sintomas nos pés.

1 – Os pés precisam de hidratação

Se os seus pés estão rachados e ressecados entenda que eles precisam ser hidratados diariamente, assim como as mãos e o corpo. O cuidado com os pés rachados e ressecados é de suma importância.

Os profissionais na área da dermatologia orientam que os pés sejam hidratados na parte da noite, de preferência ao deitar, pois nesse caso os pés ficarão mais tempo em contato com o produto.

Além disso, procure utilizar produtos com ureia, pois são os mais indicados para a área dos pés.

2-Use produtos próprios para pés rachados

Se os pés rachados e ressecados possuem lesões, no caso das fissuras, evite a ureia, por causa da ardência, pelo contrário, use um creme cicatrizante como o dexpantenol, ou outros, pois ele irá ajudar a fechar as fissuras.

3- Coloque as meias nos pés ao dormir!

Se você tem pés rachados e ressecados, passe o creme hidratante nos pés ao deitar, mas não se esqueça de colocar uma meia de algodão, pois irá ajudar na absorção do creme na pele.

Você também pode envolver os pés com um plástico filme, também ajuda muito no processo de hidratação.

4-Fazer uma esfoliação nos pés também ajuda

Uma ótima forma de manter pés rachados e ressecados hidratados e cuidados é fazendo uma esfoliação, pois com isso, os pés absorvem melhor a hidratação e, além disso, procure lixá-los uma vez por semana!

Sabe aquelas partes grossas dos pés, como calcanhar e embaixo dos dedos? Pois é, faça uma esfoliação ou lixe nesse local uma vez por semana. Os especialistas não recomendam fazer esfoliação ou lixamento com muita vigorosidade.

Uma ótima solução para quem tem pés rachados e ressecados e utilizar o açúcar ou mesmo o fubá misturados ao sabonete líquido,  mas uma vez por mês.

5- Tente não lixar os pés todos os dias

Quando os pés rachados e ressecados são lixados todos os dias ele tende a engrossar ainda mais, por isso evite este procedimento. O ideal é coloca-lo no molho para amolecer a pele e depois dar uma leve lixada.

6- Procure não andar descalça!

Se você tem o hábito de andar descalça pode ser o motivo de estar com os pés rachados e ressecados, por isso, se atente para calçar um chinelo próprio se estiver em casa.

O contato dos pés direto ao solo tende agredir a sola dos pés, que reage engrossando mais ainda.

Nesse sentido, evite andar descalça, mesmo que o ambiente seja liso e limpo.

Receita caseira para o cuidado dos pés

Encha uma bacia com água quente, em temperatura suportável, adicione algumas gotas de limão e uma colher de sopa de hidratante. Misture na água e coloque os pés por cerca de 10 a 15 minutinhos, para abrir os poros.

Em seguida, seque os pés e utilize uma lixa grossa ou aquela pedra pome mesmo, pois vai ajudar a retirar as peles mortas. Após isso, hidrate os pés com um bom hidratante.

Pronto, os pés rachados e ressecados estarão em perfeita forma!

Conclusão

Pés rachados e ressecados podem ser tratados com cuidados semanais ou mensais. Identifique a causa e evite andar descalça em casa. Tenha o costume de fazer uma esfoliação ou lixamento e aplique um bom hidratante à noite.

Espero que tenha gostado do conteúdo, se você gostou, deixe um comentário abaixo! Um grande abraço.

Compartilhe!