Autocuidados Beleza Cosméticos

Entenda a importância da nanotecnologia aplicada nos produtos de beleza

Tempo de leitura: 5 minutos

A cada dia o mundo se transforma e na atualidade as pessoas estão se tornando muito mais exigentes e procuram novas fórmulas capazes de gerar maiores efeitos.

Dessa forma, as pessoas, principalmente as mulheres, preferem produtos cosméticos com nanotecnologia.

Fala-se muito dos cosméticos com nanotecnologia, mas muitas pessoas sequer sabem os benefícios que esse composto é capaz de fazer em uma pele.

Você quer saber mais sobre a utilização da nanotecnologia nos produtos de beleza? Então leia esse artigo até o final e fique por dentro de tudo!

Afinal de contas o que significa nanotecnologia?

Eu sei que pode parecer um pouco complicado de entender sobre essas fórmulas com diferentes compostos capazes de fazer milagres na pele das pessoas, mas posso te garantir que a nanotecnologia existe e é real.

A nanotecnologia aplicada nos cosméticos equivale a minúsculas partículas contendo princípios ativos que ao penetrarem na camada mais profunda da pele traz maior resultado.

As partículas são muito pequenas e estão numa faixa de 200 e 500 nm para os cosméticos, sendo que 1 nm tem o valor de um milésimo de milímetro.

Desse modo, o uso da substância DMAE, que está presente em diversos tipos de cosméticos, promete atuar com uma função rejuvenescedora no dia a dia das mulheres.

Entenda o que significa o DMAE  e o que ele faz na sua pele

O composto metabólico natural dimetilaminoetanol ( DMAE), é produzido pelo nosso cérebro, só que em pequenas quantidades e era utilizado por psiquiatras em tratamento de pacientes.

Além disso, o DMAE é uma substância encontrada principalmente em peixes como salmão, sardinha e anchova.

Como o aparecimento das rugas começam a partir dos trinta anos de idade, é comum muitas mulheres começarem uma prevenção até muito antes de chegarem a essa idade.

Nesse sentido, o uso de produtos com a nanotecnologia faz parte do uso de cosméticos  que prometem o rejuvenescimento dessas mulheres, que com o cuidado preventivo da pele, procuram produtos que contenham o DMAE.

Esta substância está presente em muitos cosméticos como:

  • Cremes
  • Loções
  • Géis

A função rejuvenescedora dessa substância é capaz de tratar a flacidez facial das mulheres que se encontram com rugas. Conforme mencionado acima, psiquiatras utilizam o DMAE na psiquiatria.

Os médicos utilizam o dimetilaminoetanol para tratar casos de depressão leve, hiperatividade e memória, porém observou-se que o medicamento reproduzido em laboratório enrijecia o pescoço e deixava a pele dos pacientes repuxada.

Esse sintoma chamou a atenção dos estudiosos e dessa forma, foi descoberta a função rejuvenescedora dessa substância, conforme explica a dermatologista e diretora científica da Sociedade brasileira de Medicina Estética, Joana Darc Diniz.

Aliado à nanotecnologia, o DMAE atua nas fibras musculares do organismo deixando-as com mais firmeza, tonificadas e elásticas, proporcionando um efeito muito mais positivo no combate à flacidez, apresentando resultados  surpreendentes.

Benefícios da nanotecnologia aplicada nos produtos cosméticos

Na busca de produtos mais eficazes contra as rugas, as mulheres procuram produtos que realmente prometem realizar uma mudança bem significativa na superfície de suas peles.

Os princípios ativos das partículas de nanotecnologia atravessam a barreira cutânea e chegam até o nível mais profundo da pele, potencializando seu efeito.

Nesse sentido, os cosméticos com nanotecnologia possuem ação mais potentes no combate ao envelhecimento, combatendo as rugas e preenchimentos. Além disso, não correrá risco dos ativos atingirem a corrente sanguínea.

O artigo da Universidade do Paraná diz que “sendo as moléculas dos princípios ativos de tamanhos maiores, tendem a ficarem apenas na sua superfície, protegendo da perda de água, com efeito, puramente cosmético”.

Outro benefício das nanopartículas  em aplicações cosméticas, de acordo com o artigo é de que atuam como agentes oclusivos e  ainda por atuarem como bloqueadores das radiações ultra-violetas, atuando como filtros físicos podendo combinarem com filtros químicos melhorando a foto-proteção.

Saiba em que produtos a nanotecnologia pode ser aplicada

Essa tecnologia é amplamente utilizada em xampus, protetores solares, itens de maquiagens e outros, pois potencializa muito seus efeitos.

Além disso, os princípios ativos dessas partículas, os nanoativos, são usados na formulação de antioxidantes, como a vitamina C, e em produtos que prometem o efeito de mais jovialidade na pele.

E ainda nos tratamentos capilares, os cosméticos com nanotecnologia penetram nos níveis mais profundos do fio, mantendo as partículas tradicionais restritas às cutículas, a camada protetora e externa da fibra.

Conclusão

Com o aparecimento das rugas a partir dos trinta anos de idade, as mulheres tendem a se preocupar com mais intensidade com sua aparência e por isso começam a fazer um tratamento preventivo no combate às rugas.

Como na atualidade as pessoas estão mais exigentes com os cuidados da pele, por isso, as mulheres, principalmente, procuram por produtos inovadores como, por exemplo, os cosméticos com nanotecnologia, que agem com mais intensidade na pele.

Espero que tenha gostado do conteúdo desse artigo e sirva como fonte de informação para você. Se você gostou desse artigo, deixe um comentário abaixo! Um grande abraço.

Compartilhe!