Autocuidados Cuidados com a Pele

Acerte na escolha da maquiagem conhecendo seu tipo de pele

Tempo de leitura: 5 minutos

É bom quando as mulheres procuram se conhecer melhor, dando mais valor ao seu corpo, pois dessa forma, não irá usar produtos cosméticos que não atendam ao seu tipo de pele.

Mesmo porque, existem muitos tipos de peles como negra, branca, seca, etc., por isso, sabendo certinho o tipo de pele de cada pessoa irá valorizar a maquiagem no rosto, dando maior destaque das cores, sem exagerá-la. Quer acertar na maquiagem conhecendo o seu tipo de pele? Então leia esse artigo até o final!

Por que conhecer seu tipo de pele pode ser muito importante

É como já disse acima, muitas mulheres não se preocupam em conhecer seu tipo de pele, por isso muitas vezes erram na escolha dos produtos de maquiagem e acabam utilizando de forma errada.

Além disso, é de grande importância saber que tipo de pele você possui, pois existem determinados ativos nos produtos cosméticos que só funcionam  em determinados tipo, daí a grande necessidade de saber qual o seu tipo.

Nesse sentido, mesmo que você entenda muito bem de produtos cosméticos, não adiantará nada se você não souber seu tipo de pele, e vai continuar fazendo tudo errado com ela.

Um exemplo bem básico só para você entender bem como o negócio funciona é que se sua pele for oleosa e você estiver aplicando produtos cosméticos para pele seca, estará pedindo para a pele produzir cravos e espinhas, e ainda por cima poderá causar inflamações na sua pele.

Deu para você compreender melhor sobre o que estou dizendo? O tipo de pele que você tem precisa de tratamentos específicos.

Como acertar na maquiagem?

Para você uma maquiagem e adequada ao tipo de pele, então o ideal mesmo é você saber qual o tipo é a sua, mas se você por acaso achar isso difícil, vá até um dermatologista, pois ele vai fazer um exame minucioso.

Então vamos saber qual é o seu tipo de pele para você começar a usar a maquiagem correta?

Pele mista

Vamos começar pela pele misturada, que não é totalmente seca, nem oleosa. Nas extremidades do rosto e bochechas tende a ser mais seca e na zona T, a pele é oleosa e possui poros dilatados, podendo ter acne e mais cravinhos.

Por ser um tipo de pele mais fina, poderá ter mais rugas e mais descamações. Para você manter o equilíbrio dessa pele, deverá manter a pele menos oleosa na zona T e que não deixe ressecar muito no restante do rosto e isso deve ser tratado com produtos específicos.

Pele seca

Para você conseguir acertar na maquiagem é muito importante saber se sua pele tem características de pele seca, pois nesse momento, irá fazer a diferença. A pele seca possui poros bem fininhos, sendo que a sua tonalidade é mais opaca.

Além disso, a pele seca tem uma textura mais áspera e tem maior tendência a linhas finas, fissuras, descamação e vermelhidão.

Por ter dificuldade na retenção de água pela falta de hidratação natural, você deve optar por produtos de ação delicada, como os esfoliantes e, além disso, você deve beber muita água.

Nesse sentido, ainda deve tomar certos cuidados com a pele seca, pois o tipo de pele seca, pode se transformar em uma pele sensível.

Pele normal

É o sonhos de todas as mulheres, ter uma pele normal, não é mesmo? A pele normal tem uma textura de veludo, poros bem fininhos, fechadinhos, sem mancha, com boa circulação sanguínea e não corre risco à sensibilidade.

Além disso, esse tipo de pele não é nem seca e nem oleosa em demasia e cuidar dela é fácil, pois é somente limpar, tonificar e hidratar. Nesse caso, é tudo muito básico, pois a pele responde muito bem aos cuidados.

Pele oleosa

Esse tipo de pele pode ser a que muitas mulheres reclamam mais, por sua textura mais grossa, poros dilatados e vive brilhando, pois o sebo é produzido com mais frequência do que o normal, por dá mais trabalho.

Quando você ver uma pele cheia de cravos e espinhas, então pode apostar, é pele oleosa! Mas é necessário ter muito cuidado quando tentar eliminar o sebo por inteiro, pois poderá ocasionar um efeito rebote na pele.

Nesse sentido, para você acertar em uma maquiagem perfeita ao seu tipo de pele, deverá também se atentar para que utilize produtos de acorde com essa pele.

Conclusão

É de grande importância saber o tipo de pele que você tem, pois dependendo disso, vai conseguir aplicar a maquiagem correta à sua pele e ainda por cima não correrá o risco de prejudicar sua pele e sua maquiagem.

Existem vários tipos de peles como, oleosa, seca, normal e mista, por isso todo cuidado com ela deve ser dispensado para resultados mais positivos com sua maquiagem.

Se você gostou do conteúdo, deixe um comentário abaixo! Um grande abraço.

Compartilhe!